Jornal Record 20 dezembro 2024
Finalmente! Dr. Pedro Proença, como era esperado, por muitos dos agentes ligados ao futebol, apresentou a sua candidatura à FPF. Assim sendo, estamos convencidos, que os destinos da instituição ficarão bem entregues ao homem que em nossa opinião reúne as melhores condições para dar continuidade ao trabalho de grande notabilidade encetado pelo Dr. Fernando Gomes, tal como aconteceu na Liga Portugal. Muito trabalho o espera, uma vez que a envolvência do futebol, na nossa sociedade assim o exige, e os agentes do futebol, assim o desejam.
Opinião que julgamos ser comum, à esmagadora maioria dos agentes do futebol, que permitirá consensos em prol de um projeto de crescimento e dimensionamento do futebol português.
Parabéns, Artur Jorge! Pelo feito extraordinário da conquista do Brasileirão, juntando assim esse título ao da Libertadores, passando a fazer parte de um grupo restrito de treinadores que conseguiu tal feito, dimensionando ainda mais o prestígio dos Treinadores Portugueses.
O sucesso dos treinadores portugueses no cenário internacional é, sem dúvida, um motivo de grande regozijo. Esse sucesso demonstra a visão estratégica, a dedicação e o talento dos nossos treinadores, elevando o prestígio de Portugal no futebol global. Contudo, esse êxito também traz consigo um grande desafio: o de continuar elevando o nível do futebol, não apenas mantendo, mas superando as expectativas criadas.
A este respeito importa sublinhar, que no Mundial de Clubes se perspetiva que estejam sete equipas lideradas por Treinadores Portugueses. Também na Premier League, campeonato de referência a nível mundial, estão hoje, quatro equipas com Treinadores Portugueses no comando. Contamos neste momento com mais de 400 Treinadores a treinar no estrangeiro, são números expressivos, que evidenciam a qualidade e dimensionamento da nossa Classe.
Foi comunicado quarta-feira, que o Governo irá reforçar o investimento no desporto em 65M €, no período 2024-2028. Congratulamo-nos com essa medida, pelo sinal que se pretende dar, conscientes que é uma pequena verba, face ao investimento que acreditamos ser indispensável para sustentabilidade e elevação do desporto em Portugal.
O investimento no desporto é, sem dúvida, um dos pilares essenciais para o desenvolvimento de um país, tanto no âmbito competitivo quanto no social. Quando falamos de futebol, em particular, é através do investimento em infraestruturas, formação de todos os atletas, desenvolvimento de treinadores e apoio a clubes que conseguimos garantir o crescimento do desporto e a manutenção de altos padrões de excelência.