
Em memória de José Maria Pedroto
👉José Maria Pedroto foi uma figura ímpar no futebol português, tanto como jogador e, sobretudo, como treinador. Nascido em 21 de outubro de 1928, destacou-se como médio de forte personalidade no FC Porto, Belenenses e Lusitano, tendo ainda representado a seleção nacional. Já como treinador, iniciou a sua carreira em clubes como a Académica e o Leixões antes de consolidar uma ligação histórica ao FC Porto, mas passando ainda por Varzim, Boavista, V. Setúbal ou pela Seleção Nacional.
👉Foi no comando técnico dos dragões que Pedroto se afirmou como estratega inovador, conquistando campeonatos nacionais e Taças de Portugal e lançando as bases de um clube que viria a alcançar projeção europeia, fruto também da sua visão tática e da influência cultural que trouxe ao futebol português.
👉Para a ANTF, é essencial relembrar Pedroto – que faleceu aos 56 anos, faz este 7 de janeiro exatos 41 anos – pelo legado profundo que deixou nos métodos de treino, na valorização da formação e na exigência profissional dentro e fora do campo.
👉A sua carreira foi marcada por conquistas, desafios e por uma personalidade que transcendeu o desporto, fazendo dele um verdadeiro patrono para gerações de treinadores e uma referência incontornável na história do futebol em Portugal.
👉Ao celebrar o aniversário do seu falecimento, celebramos o visionário, grande defensor da classe que compreendia a necessidade de organização e controlo dos problemas do futebol.
É por isso que Pedroto ficou eternizado como um dos patronos da ANTF.

APP Store













