Jornal Record 9 dezembro 2022
Parabéns, Fernando Santos. É nos momentos difíceis que sabemos conhecer os amigos, identificar os adversários e ignorar, quando possível, os inimigos. Porque os verdadeiros inimigos são aqueles que se sentam, por vezes bem próximo de nós. O Treinador é o personagem mais solitário da estrutura de um clube/seleção quando tem de gerir conflitos e, no entanto, está obrigado à generosidade, quando se trata de administrar os sucessos. Aconteça o que acontecer, neste êxito alcançado, jamais alguém poderá ignorar a tua intervenção de forma superior por todos reconhecida.
A solidariedade é o mais sábio investimento que um ser humano pode fazer na sua vida, já que os resultados além de serem eternos constituem um património inestimável, intransmissível e inatacável. As dúvidas e as divergências não se esgotarão facilmente, mas é importante compreender que: Quem deve ser treinador, de futebol ou outra modalidade é quem sabe, isto é, quem domina os conhecimentos e as técnicas de intervenção em áreas tão complexas e diferentes que vão desde a metodologia do treino à dinâmica de grupos. Há menos maneiras de dirigir uma equipa do que aquilo que se diz, mas ainda há mais do que aquilo que se possa imaginar. Colocam-se-nos dúvidas, porque se o futebol é um fenómeno tão natural, como é que existem tantos comentadores a tentar explicar como entendê-lo?
É-se assim levado a pensar que há um modo de ser bom para o qual nos devemos posicionar se procurarmos a virtude de sermos educados, ou seja, há um dever ser que se nos impõe, e, face ao qual, pouco temos a dizer senão sê-lo de facto.
Neste contexto, apetece-me citar Dom Hélder Câmara: Quando assistires à retirada dos andaimes, contempla … é claro …. o edifício novo que surge. Mas pede pelos andaimes. Pois é duro servir de suporte á construção, ser necessário á obra e na hora da Festa ser retirado como entulho.
Para terminar, aqui fica uma nota. Três treinadores portugueses iniciaram a fase final do campeonato do Mundo, dois estiveram nos oitavos, um, para já, estará nos quartos de final. É OBRA.
FORÇA PORTUGAL.