Jornal Record 07 julho 2023

ANTF

Jornal Record 07 julho 2023

07-07-2023 ANTF Noticias 0 Comments

É inevitável reconhecer que os treinadores portugueses são dos melhores do mundo!


Esta é a verdade insofismável que os números evidenciam e a competência comprova. O número de treinadores portugueses na diáspora não para de aumentar de ano para ano, sendo que, pela primeira vez, vamos ter 6 – a ver vamos se este número não aumentará nos próximos dias – treinadores lusos na Séria A do Brasileirão, e 6 treinadores no principal escalão da milionária liga saudita de futebol. Olhando para o mapa mundo, constatamos a “pegada” dos treinadores portugueses do Continente Americano ao Asiático, passando pelo Africano, sem obviamente olvidar o Europeu. Esta evidência é o resultado de uma exigente formação de treinadores, bem como da capacidade individual de adaptação à realidade onde se encontram os treinadores portugueses, tudo isto associado à “indissociável” competência dos mesmos, traduzida na valorização dos respetivos planteis e, não raras vezes, na conquista de títulos nacionais e internacionais. Não nos esqueçamos dos três treinadores em disputa no campeonato europeu de Sub/19 a decorrer em Malta. Isto, para falar só nos mais conhecidos a nível nacional, porque são tantos por esse mundo fora.


Não se pretende que o treinador português esteja na moda! Pelo contrário, pretende-se que o treinador seja quem marca a tendência da moda, e a verdade é que se tem assistido a um “boom” na procura de treinadores portugueses!


Perante esta realidade, é fundamental termos a clarividência no caminho a seguir por forma a permitir ao treinador português continuar a ser quem marca a tendência no desporto mundial, sendo, para tal, imperioso aumentar a oferta formativa em Portugal, se possível, aumentar a qualidade formativa dos cursos e, de uma vez por todos, assumir-se a promoção do treinador português no estrangeiro, à imagem e semelhança do que outras federações europeias já fazem quanto aos seus treinadores. Devemos prosseguir no convencimento de que a perfeição, sendo inatingível, não dispensa ninguém do esforço diário do aperfeiçoamento.

Secção de Comentários

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e receba todas as novidades

Copyright 2018 © ANTF. All rights reserved - Codemaker.pt