Jornal Record 28 julho 2023

ANTF

Jornal Record 28 julho 2023

28-07-2023 ANTF Noticias 0 Comments

Há dias foi apresentado um livro intitulado “ A Pirâmide Invertida “ de autoria de Jonathan Wilson , traduzido para português. Da apresentação se encarregaram quatro estudiosos do futebol a saber; Luis Mateus, Carlos Carvalhal, Rui Tovar e Carlos Daniel.


Evidentemente que com pessoas tão ligadas e conhecedoras do futebol, foi fácil perceber o quão importante se torna este livro que nos conta a evolução dos sistemas táticos, não como se  aprendeu, nos cursos de treinadores, mas com uma articulação e profundidade que importa salientar.


Há livros fáceis de ler. Porque são bem escritos, claros, cheios de ritmo, atraentes na arrumação, sedutores naquilo que contam, divertidos em muitos pormenores, repositórios de episódios e de encadeamentos de factos e de ilações que prendem os leitores de princípio ao fim. Este livro é fácil de ler, por mérito do autor, sem dúvida, mas, por mérito especial do retratado. Que é rico de táticas, jogadores e treinadores que influenciaram, sem dúvida a história do futebol.


Era inevitável, a divulgação das conversas havidas entre as equipas de arbitragem, aquando da realização dos jogos de futebol. Não por se desconfiar dos homens da arbitragem, mas sobretudo, para que todos possamos conhecer as dificuldades que encerram estas comunicações entre os homens, ou mulheres, que comunicam entre si às vezes recheadas de enormes dificuldades, como poderão verificar daqui por algum tempo.


As dúvidas e as divergências não se esgotarão facilmente, mas é importante compreender que: Quem deve ser árbitro, de futebol ou outra modalidade é quem sabe, isto é, quem domina os conhecimentos e as técnicas de intervenção em áreas tão complexas.


A Seleção Principal Feminina de futebol, cometeu a proeza, de pela primeira vez, se apurar para um campeonato do mundo. Não tendo corrido bem, no primeiro jogo, deu para perceber no segundo, que temos potencial para registar com agrado a nossa primeira participação em mundiais. Vamos com tudo, vamos acreditar e tornar o que parece impossível em realizável.

Secção de Comentários

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e receba todas as novidades

Copyright 2018 © ANTF. All rights reserved - Codemaker.pt