Jornal Record 09 fevereiro 2024

ANTF

Jornal Record 09 fevereiro 2024

09-02-2024 ANTF Noticias 0 Comments

“Se o mundo olhar para um país em que, apesar de não ser grande, há uma quantidade incrível de grandes jogadores e inteligentes, olha par Portugal. A quantidade de jogadores que oferece ao mundo em comparação à população que tem e o tipo de jogadores que são, é uma loucura”. Estas foram as palavras utilizadas por Jurgen Klopp, o ainda treinador do Liverpool, numa das suas últimas conferências de imprensa, referindo-se aos jogadores portugueses, duma forma geral e a um, especificamente, da sua equipa.


Importa, aqui e agora, salientar que, para haver jogadores desta invejável qualidade, existe muito trabalho, não só dos próprios, mas especialmente dos seus treinadores. Não me refiro exclusivamente aos treinadores que precedem ao sucesso mediático, mas sobretudo àqueles que foram preponderantes na sua formação e que, a miude, são lançados ao esquecimento pela maior parte das pessoas. Mas, para formar atletas de qualidade teremos que investir, primeiro na formação dos treinadores. Em momento algum, deverá ser sonegada a possibilidade dos treinadores se apetrecharem de melhores e mais valiosos conhecimentos que, por apetência dos mesmos, pretendem adquirir, por forma a melhor desempenharem as suas funções.


A formação profissional constitui um instrumento fundamental, assumindo carácter estratégico para a construção de uma sociedade baseada no conhecimento e, consequentemente, para o desenvolvimento do desporto, potenciando o aumento da capacidade competitiva dos clubes, as possibilidades de sucesso e da melhoria das condições de vida e da estabilidade dos próprios treinadores.


Vem isto a propósito de nem tudo ser certo ou errado que não possa, nem deva, ser ponderado, na medida em que, na vida do treinador, outros valores se poderão levantar! A este respeito, permitam-me citar o NOSSO QUINITO: “Tenho um grande sentimento de culpa, vivemos o futebol 24 horas por dia e não assistimos ao crescimento dos nossos filhos. Olhamos tanto para dentro do campo, que nos escapa o que está fora dele”.

Secção de Comentários

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e receba todas as novidades

Copyright 2018 © ANTF. All rights reserved - Codemaker.pt