Jornal Record 22 dezembro 2023

ANTF

Jornal Record 22 dezembro 2023

27-12-2023 ANTF Noticias 0 Comments

Independentemente de ações, aqui e acolá, menos positivas, não existem dúvidas de que a presente edição da I Liga está a ser muito disputada.  Isto só beneficia o futebol, como atrai mais público. É neste facto, pois, que temos de centrar as nossas atitudes. As dúvidas e as divergências dificilmente se esgotarão…!


Não nos assistem dúvidas de que o futebol nacional tem melhorado significativamente e o espelho desse retrato têm sido os jogos realizados pelas nossas equipas, que cada vez jogam melhor. Os jogos têm demonstrado essa evidência: as equipas, com bola, querem fazer isto; sem bola, querem fazer aquilo; quando perdem a posse querem ter este comportamento; quando a recuperam querem ter aquele comportamento. Não querem a bola para circular à volta das linhas defensivas! Querem ter posse de bola em progressão, entrando e saindo das estruturas adversárias com passes verticais, imprimindo uma maior intensidade ao jogo.


Cada vez mais, a melhoria do futebol passa pelo aumento das qualificações profissionais e estas pelo aumento do nível quantitativo e qualificativo da educação e da formação profissional.


A partilha de ideias, relato de experiências, confronto de conceções serão uma oportunidade singular de aprendizagem e reflexão referenciada das nossas próprias ideias e práticas no âmbito do treino e da formação de jovens futebolistas, e dos adeptos, duma forma geral.


Há a necessidade de melhorar a comunicação entre os principais agentes do futebol e de construir uma plataforma para desbloquear a mudança. Temos de esvaziar, em definitivo, a possibilidade de suspeita relativamente a todos os agentes desportivos e não apenas em relação a alguns.


É imperioso aprofundar uma relação estreita entre o passado, o presente e o futuro de qualquer clube ou equipa, pelo que se torna extremamente difícil fazer vingar projetos de trabalho constantemente alterados ao sabor do improviso e das circunstâncias fortuitas da sua gestão, que nada de bom aportam às realidades desportivas, económicas e financeiras dos clubes.


FELIZ NATAL para; todos, todos, todos.

Secção de Comentários

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e receba todas as novidades

Copyright 2018 © ANTF. All rights reserved - Codemaker.pt