Jornal Record 24 novembro 2023

ANTF

Jornal Record 24 novembro 2023

27-11-2023 ANTF Noticias 0 Comments

A Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com o Sindicato dos Jogadores e ANTF, este ano, promoveram a Gala “QUINAS de OURO” mais direcionada para os JOVENS, que se fizeram representar em significativa quantidade, com a colaboração das Associações Distritais e Regionais de Futebol. Tal contributo contribuiu decisivamente para abrilhantar o evento, imprimindo-lhe uma felicidade, alegria e descomprometimento atípicos neste tipo de organização, nomeadamente quando eram chamados ao palco os homenageados, principalmente quando estes eram as “vedetas” do nosso futebol.


Estiveram presentes os nossos jovens, que nos levam a pensar que a juventude é um talento, mas é um talento frágil e efémero. Neste período, precisamos de investir tempo, tanto em termos de treino como de investimento financeiro. Se negligenciarmos esse talento, ele desaparece, desvanece, o que significa que temos de tratar os jovens com redobrado cuidado e atenção.


Se pretendemos, no futuro, ter um futebol de melhor qualidade, teremos de ter atletas com qualidade para o praticar. Todavia, para formar atletas de qualidade é necessário investir na formação dos treinadores. O cientismo exagerado de alguns estudiosos e o conservadorismo igualmente excessivo de alguns treinadores, só podem criar barreiras ao desenvolvimento do futebol.


A partilha de ideias, o relato de experiências, o confronto de conceções é e será sempre uma oportunidade singular de aprendizagem e reflexão referenciada das nossas próprias ideias e práticas no âmbito do treino e da formação de jovens futebolistas.


A criança não é um adulto em miniatura. É muito diferente. Deve haver respeito pelas etapas naturais do desenvolvimento da criança e pelas etapas de formação desportiva, visando não só a formação do jogador, mas também a do homem, de modo a ter em conta outro tipo de intervenção na própria competição e no mundo que a rodeia.


Aproveito esta oportunidade para me solidarizar com André Villas Boas, consciente que tudo voltará à normalidade. O FUTEBOL AGRADECE.

Secção de Comentários

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e receba todas as novidades

Copyright 2018 © ANTF. All rights reserved - Codemaker.pt