Jornal Record 3 novembro 2023

ANTF

Jornal Record 3 novembro 2023

03-11-2023 ANTF Noticias 0 Comments

Por via da minha atividade profissional, nomeadamente para tratar de assuntos relacionados com a formação dos treinadores de futebol e futsal, na A.F. da HORTA, tive de me deslocar à lindíssima Ilha do Faial que, juntamente com mais oito magníficas ilhas, formam o exuberante Arquipélago dos Açores, banhado pelo Atlântico Norte. Dizem os faialenses que foi este o primeiro local onde se jogou futebol em Portugal!


A A.F. da Horta é o organismo que tutela as competições em quatro ilhas, nomeadamente, no Faial, no Pico, nas Flores e no Corvo. No continente, não imaginamos como se coordenam as competições dos clubes destas quatro ilhas, que se defrontam entre si, com frequentes deslocações marítimas e aéreas, nem como se coordena a participação das equipas insulares que disputam as competições nacionais de futebol e futsal e que têm de se deslocar ao continente.


É, portanto, num quadro de assinaláveis dificuldades que uma associação desta natureza, como tantas outras, aproveita a oportunidade para colocar em ação os jovens daquelas ilhas, permitindo a realização e a felicidade desta juventude, que dos adultos tanto esperam.


No que concerne ao Orçamento de Estado para 2024, esta semana aprovado na generalidade na Assembleia da República, resulta evidente que o futebol continua a ser marginalizado! A sua bilhética continua a ser tributada com os “luxuosos” 23%. Contrariamente ao que o OE 2024 reflete, o futebol, sendo desporto, não é só para ricos... O término do “Programa Regressar” significa, entre outras coisas, para os treinadores portugueses, o sonho adiado do seu regresso ao nosso Campeonato, forçando-os a continuarem na diáspora. Por essa via, o Estado vê reduzida a sua coleta! Mais, conforme há muito identificamos, é fundamental um enquadramento jurídico-legislativo específico á classe dos treinadores, desde logo no que concerne ao acesso ao subsídio de desemprego.


O Futebol, no sentido lato, merece ser visto pelos nossos governantes, com outros olhos, na medida em que esta indústria, que engloba Federação, Liga, Treinadores, Jogadores, Árbitros, entre tantos outros agentes desportivos, contribui direta e indiretamente, de forma verdadeiramente assinalável, para o PIB nacional! Enfim, esperemos, que na especialidade, percebam as especificidades desta indústria!

Secção de Comentários

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e receba todas as novidades

Copyright 2018 © ANTF. All rights reserved - Codemaker.pt