Jornal Record 7 junho 2024
Desde a criação do Futebol Moderno (Inglaterra, 1863) que os Treinadores de Futebol assumiram um papel de relevo, seja no processo de codificação das primeiras regras do jogo ou nos mais variados assuntos relacionados com a organização competitiva e financeira, subjacente a esta atividade.
O desenvolvimento desportivo do futebol, ao longo dos tempos, e as exigências crescentes que tem colocado aos mais variados agentes desportivos, com intervenção neste fenómeno, têm contribuído para a enorme expressão que, hoje, tem no mundo.
Algumas transformações, nos últimos anos, têm permitido que as organizações do futebol evoluam e se modifiquem para fazer frente às novas exigências, na busca de um traço marcante no profissionalismo de todo o quadro humano destas organizações.
Também, porque soubemos acompanhar essa transformação, Portugal é dos países representados por esses campeonatos além-fronteiras, a nível de treinadores. Parabéns, porque foram capazes de influenciar a evolução do treino e do futebol, como um todo!
A aptidão natural dos Portugueses para o futebol, aliada a uma política de formação de jogadores, poderá aumentar a qualidade dos nossos formandos, contribuindo, assim, para a elevação do nível qualitativo das nossas equipas principais e para uma maior aproximação dos adeptos aos seus clubes. Além disso, potencia a criação de laços comunicacionais que se estenderão para todas as realizações dos próprios Clubes e Seleções Nacionais, capazes, digo eu, de minimizar a violência no desporto, assunto que tem preocupado todos os Portugueses.
Algumas têm sido as reuniões que, em nossa opinião, se vai desbravando alguma floresta de ideias que, por manifesto desconhecimento da realidade, complicam, e de que maneira, a observância daquilo que importa realmente aos Treinadores, nomeadamente, uma formação competente, célere, de custos reduzidos na dependência do Estado, claro, e principalmente das federações desportivas.
Boas férias aos profissionais de futebol, aguardando-se um regresso motivado de todos, por forma a emprestarem ao nosso futebol a alegria e o entusiasmo que tanto necessita!