Jornal Record 5 julho 2024
Não podia iniciar estas pequenas linhas, sem, naturalmente, dedicar algum espaço a uma personalidade de quem tive o prazer de ser Amigo. “O MANEL” foi jogador, foi treinador, foi comentador, mas, acima de tudo isso, foi um Homem, com um “H” bem grande. Leal, companheiro, amigo e tantas outras coisas, que eu, na ausência de talento, sequer semelhante ao dele, sinto-me incapaz de descrever. A sua paixão pelo futebol, o seu respeito pelo ser humano e a sua dedicação aos amigos eram por demais evidentes nesta Pessoa, granjeando, por isso, ao longo destes anos, o respeito de todos, não apenas dos Sportinguistas. Reconhecer, ainda, a bonita homenagem, que o Sporting CP prestou ao “MANEL”, na altura da sua partida, dignificando o grande clube que é, mas também as pessoas que o dirigem.
Não podia neste sétimo dia da tua partida, Amigo, dizer o quão ENORME foste para todos aqueles que tiveram o prazer lidar contigo MANEL.
A solidariedade é o mais sábio investimento que um ser humano pode fazer na sua vida, já que os resultados além de serem eternos constituem um património inestimável, intransmissível e inatacável.
Relativamente ao Europeu de Futebol, temos assistido a bons jogos, com algumas surpresas, mas que, de forma alguma alteraram a normalidade com que decorrem estas competições. Evidentemente que, a eliminação tão precoce da Seleção Italiana, Campeã Europeia em título, nos ajuda a compreender o quão belo e surpreendente é o jogo que nós adoramos. Também não nos surpreendeu a prestação da Nossa Seleção, uns jogos melhores do que outros, mas continuamos a verificar que Seleção Nacional tem potencial para mais, tem potencial para podermos aspirar a coisas bonitas…, se não complicarmos! Sendo óbvio que quem joga são os jogadores e, verdadeiramente, só eles estão em condições para, de facto, alterarem o que seja necessário, será importante não esquecer o quão decisiva e determinante é a firmeza dos treinadores e dirigentes, sempre que alguns deles se julgam acima da necessidade de cumprimento integral e escrupuloso das suas responsabilidades profissionais.