Jornal Record 30 agosto 2024
Realizou-se, no passado dia 26 do corrente mês, na Alfândega do Porto, a edição de 2024 do “Liga Portugal Awards”. Esta cerimónia, exemplarmente organizada pela LPFP, reúne anualmente vários parceiros do futebol nacional, assim como várias personalidades da sociedade política e civil portuguesa e visa distinguir os melhores da época desportiva anterior. No total, foram 21 os distinguidos nesta cerimónia, que visa projetar, fora das “quatro linhas” a marca “Liga Portugal” e, com ela, os clubes, os jogadores, os treinadores, os árbitros portugueses, assim como tudo o que de melhor de tem e se faz nas competições profissionais, em Portugal.
Sem ousar, nem sequer pretender, tirar o brilho aos demais homenageados (mais do que merecedores de tais distinções), permitam-me destacar o “Prémio Presidente”, entregue pelo próprio Presidente da Liga Portugal, Dr. Pedro Proença, ao Presidente da FPF, Dr. Fernando Gomes, num público e meritório reconhecimento por todo o trabalho realizado enquanto timoneiro da instituição máxima do futebol nacional.
Na parte que me tocou (“Prémio Prestígio”), tal como na altura afirmei, sem falsas modéstias, reitero o agradecimento por “esta distinção, que penso ser dedicado a todos os treinadores portugueses, pelo ótimo trabalho que têm feito a nível nacional e internacional. Partilho com eles este prémio, todos os que trabalham no nosso país e sobretudo aos que se deslocam ao estrangeiro para desempenhar as suas funções". Este prémio, também é Vosso!
Partiu Sven-Göran Eriksson. Erikson, treinador sueco, que orientou o SL Benfica nas épocas 82/83, 83/84, e mais tarde, da época 89/90 até 91/92, destacou-se não apenas pelas suas indesmentíveis capacidades técnico-táticas, mas igualmente pela sua postura cordata e sensata, assim como pela sua forma de comunicar inata.
Sven-Göran Eriksson foi também uma inspiração para os treinadores portugueses, no caminho para aquilo que hoje são: os melhores do mundo!