Jornal Record 20 setembro 2024
Portugal assume-se, cada vez mais, como uma “superpotência” mundial de futebol de praia. A Seleção Nacional Masculina da modalidade vem, repetidamente, marcando presença em várias finais dos certames internacionais, sendo que a Seleção Nacional Feminina da mesma modalidade tem, tal-qualmente, dado provas de igual capacidade e qualidade. Tanto assim é que, no pretérito dia 15 de setembro, a Seleção Masculina sagrou-se Campeã Europeia de Futebol de Praia e a Seleção Feminina sagrou-se Vice-Campeã da modalidade.
Parabéns à FPF, aos treinadores, aos jogadores e a todos quanto têm contribuído para o crescimento e sedimentação da modalidade em Portugal.
Iniciou, no passado dia 14 de setembro, o Campeonato do Mundo de Futsal, organizado no Uzbequistão. Portugal vai a jogo com os olhos postos no título mundial. Estamos em crer que a Seleção Nacional Masculina de Futsal está determinada e motivada para revalidar o título que lhe pertence por mérito e competência. Qualidade no campo e inteligência e conhecimento tático no banco não lhe falta, certamente!
Decorreu mais um “Thinking Football Summit”, organizado pela Liga Portugal. Da nossa parte, tivemos a oportunidade de aí expor aos presentes a atividade que a ANTF tem levado a cabo nos últimos anos, sempre e incondicionalmente na defesa dos seus associados!
Parabéns à Liga Portugal pela excelência organizativa do evento!
É certo que o sucesso exige trabalho, mas não só…! É obrigatório efetivar o direito individual à formação, requalificando os ativos, adequando os percursos formativos, afetando fundos comunitários ao Sistema Nacional de Qualificações, sem abdicar da imprescindível discussão que o tema reclama!
A identidade do treinador constrói-se! A política de formação profissional do treinador de desporto deverá ser uma prioridade política e federativa. Que a excelência seja um hábito, na convicção que uma ciência sem conhecimento empírico, a ninguém servirá!