Jornal Record 10 janeiro 2025
Quer seja na praia na quadra ou nos relvados, os jogadores e treinadores portugueses, vão exibindo a sua classe por esse mundo fora. Um país com a nossa dimensão, e falo de todos os aspetos, tem demonstrado ao mundo a sua enorme aptidão para este desporto tutelado, e bem, pela nossa Federação Portuguesa de Futebol. Afinal, ser campeão do mundo mais que uma vez no futebol de praia, ser campeão da europa em futsal e ser campeão da europa em diversos escalões no futebol, é um feito, que embora custe a reconhecer por algumas entidades, é objetivo. Não se trata de opiniões, trata-se isso sim, de resultados que estão à vista de todos quantos queiram estar atentos. Não duvidamos, que para existirem boas equipas é necessário existirem bons jogadores, mas também não temos dúvidas que para existirem bons jogadores, são necessários bons treinadores. É a prática destes com os jogadores que transforma, ou não, o que se aprende e como se aprende. O que significa que a aprendizagem tem de ser contextualizada, planeada… e permanentemente enriquecida.
Os Treinadores de futebol em Portugal (ANTF), de Há muito tempo se organizaram e juntamente com a Federação Portuguesa de Futebol e as respetivas associações distritais e regionais estabeleceram um plano de formação, que por ser de grande nível, deu origem a que a própria UEFA dele tirasse notas para que fosse aproveitado e implementado por essa Europa fora através da convenção, que regula a formação dos Treinadores de futebol que a ela aderiram e têm equivalência pelos respetivos países que a outorgaram.
Evidentemente que foram anos de trabalho das respetivas entidades citadas que podiam ser desaproveitados se não fosse o bom senso das mesmas no sentido de as adaptar ao novo figurino implementado em Portugal para todas as modalidades, com o qual não podemos concordar.
A especificidade de cada modalidade deve merecer o tratamento de acordo com as características das mesmas e não uma formação a GRANEL que não beneficia as respetivas federações e o desporto Nacional.