Jornal Record 21 março 2025
O saber nunca o será verdadeiramente se a sua origem não for a reflexão e o confronto entre o que é e o que se pensa que deveria ser, entre o que se faz e o que se admite que se deveria fazer.
Reforçar a efetivação do direito individual à formação, requalificando os ativos, também através da adequação de percursos formativos, afetação de fundos comunitários e resposta do sistema nacional de qualificações, deverão ser objeto de discussão imperativo. Reafirmamos que a política de formação profissional deverá ser uma prioridade em termos políticos e federativos.
Cada vez mais, a melhoria do futebol passa pelo aumento das qualificações profissionais e estas pelo aumento do nível quantitativo e qualificativo da educação e da formação profissional ao longo da vida. A identidade do treinador constrói-se.
O nosso propósito, foi, é e será sempre a atualização dos treinadores de Futebol, Futsal e Futebol de Praia. A partilha de ideias, relato de experiências, confronto de conceções, partilha e reflexão referenciada das nossas próprias ideias e práticas no âmbito do treino e da formação dos treinadores.
Foi este o nosso propósito com a realização da edição do FÓRUM ANTF 2025, realizado em Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto, como lo temos feito em todas as cidades europeias em Portugal.
Evento de referência realizado a 17 e 18 de março, incluindo palestras, workshops práticos de futebol e futsal, tendo proporcionado aos cerca de 1700 participantes uma oportunidade única para aprimorarem as suas competências, atualizarem conhecimentos, contribuindo para a valorização e promoção da profissão do treinador português.