Jornal Record 22 janeiro 2026
Falar sobre o treinador será sempre um desafio altamente aliciante e ao mesmo tempo de difícil consecução pela susceptibilidade que pode trazer ao novo enquadramento da profissão.
Para mim a figura do Treinador será sempre a do homem do leme, aquele que consegue ver a realidade e que é capaz de a potenciar, lidando com diferentes individualidades e em diferentes contextos. Hoje o Treinador de futebol é confrontado com um conjunto de conceitos e de sabedorias que lhe marcam demasiadas vezes as decisões que ele gostaria de tomar e que lhe condicionam o raciocínio e a sensibilidade.
Quando ouvimos falar de métricas como um conjunto de referências que influenciam o treino e o jogo, ficamos a reflectir se todos os jogadores serão iguais, se os seus desempenhos terão de ser todos iguais, se todos os contextos também são iguais e se o jogo que cada equipa desenvolve também é igual.
Continuo a não entender como é que nos dias de hoje com tamanha quantidade de meios e de especialistas em prevenir lesões os jogadores se continuem a lesionar de uma forma absurda (falo de lesões musculares) e que acabam por retirar ao treinador a possibilidade de usufruir de todos os seus jogadores para o jogar que a equipa pretende.
Isto para não falar nos protocolos que implicam que os jogadores tenham de realizar um conjunto de actividades verdadeiramente absurdas em contextos não competitivos e completamente desfasados do jogo. Claro que os treinadores são reféns desta nova visão que entende que o corpo de um jogador é feito de um somatório de sistemas e que é possível potenciá-los individualmente.
Como se um jogador que anda feliz e confiante tenha o mesmo tipo de desempenho como quando anda triste e intranquilo.
Como se os padrões de contractilidade fossem precisamente iguais quando o jogador está a jogar e a competir ou quando esta a fazer um qualquer exercício sem estes dois ingredientes.
Por tudo isto é muito importante que os Treinadores desenvolvam o conhecimento que lhes permita pensar e reflectir sobre o que é determinante para que a sua equipa tenha sucesso e os seus jogadores se sintam felizes e consigam melhorar a qualidade dos seus desempenhos.
Porque é da qualidade dos desempenhos dos seus jogadores que depende a carreira do Treinador.

APP Store














