Jornal Record 14 julho 2023

ANTF

Jornal Record 14 julho 2023

24-07-2023 ANTF Noticias 0 Comments

No pretérito dia 01 de Julho, arrancou mais uma época desportiva e, com ela, estão prestes a iniciar os campeonatos profissionais de futebol, assim como todas as competições futebolísticas, nomeadamente as dos nossos jovens jogadores. É a estes últimos, assim como aos treinadores que dedicam a sua atividade à formação, a quem pretendemos deixar algumas reflexões que, consideramos serem importantes, isto sem desprimor por opinião diversa.


Forçar as crianças e os jovens à prática desportiva, a jogar à “maneira” dos adultos, é submete-los à prática desportiva de acordo com as regras e objetivos dos adultos, desconsiderando toda uma realidade psicológica, física e social que nem sequer deveria ser “negociável”! É forçá-los a uma aprendizagem acelerada, de curto prazo, em que os melhores são selecionados e os menos que têm andamentos mais baixos de aprendizagem são excluídos!
Submetê-los a treinos intensos, a repetições exaustivas de tarefas, reduzindo o espaço para as iniciativas individuais, dando-se primazia a “imitações” rígidas dos rituais dos adultos, conduz á supressão da alegria de jogar e à inibição do gosto pelo jogo e pela competição. No fundo, fazê-lo assim desta forma não será o mesmo que praticar o Trabalho Infantil?


Cada vez mais, a melhoria do futebol passa pelo aumento das qualificações profissionais e estas pelo aumento do nível quantitativo e qualificativo da educação e da formação profissional. Especial atenção deve ser dada à formação ao longo da vida, devendo a mesma assumir-se como um direito-dever. A formação deve ser de qualidade e devidamente certificada!


Para se ser Treinador não basta ter o certificado de habilitações, é preciso muito mais! É preciso cultivar a maneira de sentir e agir conforme a essa pertença. A identidade do treinador constrói-se com a montagem equilibrada das peças que o compõem, nomeadamente: racionalidade, espiritualidade, verticalidade, retidão, honradez, transparência, ética e estética, decência, busca da sabedoria e coragem de escolher e enaltecer o bem.

Secção de Comentários

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e receba todas as novidades

Copyright 2018 © ANTF. All rights reserved - Codemaker.pt