Jornal Record 03 março 2023

ANTF

Jornal Record 03 março 2023

03-03-2023 ANTF Noticias 0 Comments

Assiste-se, reiteradamente, à desvalorização dos jogadores e, principalmente, dos treinadores das equipas profissionais do topo da tabela classificativa, quando os resultados não correspondem às expectativas geradas ou quando não vencem convictamente as equipas adversárias. Também por esse motivo é o futebol tão democrático!
Os jogadores e os treinadores das equipas profissionais, com orçamentos mais, muito mais, modestos, também são profissionais que, talqualmente, trabalham, se preparam e têm talento para obstaculizar os colegas que integram as equipas mais apetrechadas que, por força disso, ganham mais vezes.


Independentemente do vindo de referir, é notório que as chamadas “equipas que jogam para o meio da tabela” e / ou até para não descerem de divisão, estão a apresentar-se a praticar bom futebol, muito por força de uma melhor preparação formativa, quer através dos cursos, quer através dos conhecimentos que cada um vai adquirindo ao longo do tempo, tudo em claro benefício do jogo, do espetáculo desportivo! Prova disto mesmo é o notório salto qualitativo que o futebol feminino deu, em Portugal, nos últimos anos, não sei se deram conta.


No fim-de-semana passado, a FPF promoveu, no distrito do Porto, mais propriamente na Póvoa de Varzim, uma ação de formação de formadores (15 horas), com o objetivo de atualizar e melhorar as competências dos seus formadores, por forma a que estes, por sua vez, as possam emprestar nos cursos organizados pela entidade maior do futebol nacional. O conhecimento está em constante evolução e ninguém lhe pode ficar alheio.


Antevia-se que, com o desenrolar dos campeonatos profissionais e com a aproximação desta fase decisiva para as classificações desportivas, a situação iria “descambar”. Penso – atenção, só penso –, que não houve o cuidado suficiente para acautelar que estas situações se viessem a verificar, dado o notório trabalho realizado no sentido de proporcionar as melhores condições, por forma a conferir-se maior eficiência e rigor, legitimamente esperados.


Mais importante que definir a estratégia, é ser-se capaz de a colocar em ação. Já que todos aparentam conhecer as soluções para dirigir o Futebol, façam o favor de o dirigir. Porque quanto mais tempo uma árvore demora a crescer, mais depressa se deve plantar.

Secção de Comentários

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e receba todas as novidades

Copyright 2018 © ANTF. All rights reserved - Codemaker.pt