Jornal Record 2 setembro 2022

ANTF

Jornal Record 2 setembro 2022

02-09-2022 ANTF Noticias 0 Comments

Não ignoro as dificuldades com que muitos dos nossos treinadores se confrontam para superar os múltiplos problemas com que se deparam, para ultrapassar as enormes dificuldades que lhes surgem no caminho da preparação dos jogos, nomeadamente, quando têm de enfrentar as equipas com mais poderio económico, frequentemente traduzido, em jogadores mais valorizados e, por consequência, com estatuto diferenciado. Não obstante, confio plenamente que a inteligência, abnegação e o bom senso lhes permite ultrapassar os citados obstáculos da difícil, mas atraente missão de competir no pleno gozo das suas faculdades.


Também aqui queria salientar a enorme dedicação e profissionalismo dos treinadores das equipas menos “dotadas”, ou antes, das equipas menos apetrechadas, para discutirem os resultados dos jogos em que participam, duma forma competente, desinibida e ambiciosa na procura do melhor resultado. O conhecimento não poderá ser encarado como algo estático, mas como um processo em que um sujeito dinâmico procura organizar uma realidade. A ciência nasce da necessidade que o homem tem de dominar e compreender a realidade que o cerca.


É indesmentível a melhoria da formação dos treinadores em Portugal e, por isso, mas não só, pudemos a assistir, na última jornada, às vitórias das três equipas que subiram de divisão em jogos com equipas que se qualificaram para as competições europeias, sendo que, duas delas foram vencidas no seu próprio reduto.


Esta melhoria não se reflete só nas divisões principais, mas também nas inferiores, que apresentam ideias de jogo perfeitamente definidas, trabalhadas,  e bem operacionalizados através do treino para entusiasmo daqueles que assistem e gostam de futebol.


O futebol poderá não ser uma ciência, porque é um jogo, mas aprovado e enriquecido por todas as ciências e por todos os métodos ao nosso alcance. Se, pelo grande prazer de um jogo, não explorarmos cada oportunidade de vencer, podemos perder a hipótese de vitória.


Felicidades para todos os clubes, treinadores, jogadores e árbitros que a partir da próxima semana estarão em competição nas provas europeias.

Secção de Comentários

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e receba todas as novidades

Copyright 2018 © ANTF. All rights reserved - Codemaker.pt