Tribunais da Federação Internacional do Automóvel (FIA) têm mais dois juízes portugueses

ANTF

Tribunais da Federação Internacional do Automóvel (FIA) têm mais dois juízes portugueses

09-01-2024 ANTF Noticias 0 Comments

Desde 1 de janeiro, os tribunais da Federação Internacional do Automóvel (FIA) têm mais dois juízes portugueses. Sérgio Araújo e Fernando Veiga Gomes estão entre os 36 juízes que fazem parte da nova composição do Tribunal Internacional e o Tribunal Internacional de Recurso.


Os dois portugueses foram eleitos na assembleia geral da FIA que decorreu em Baku, no Azerbaijão, em dezembro. Dos 36 juízes que compõem aqueles tribunais, só 18 foram eleitos nessa AG, para um mandato de quatro anos, até 31 de dezembro de 2027. Entre eles estão os advogados Sérgio Araújo, da Araújo & Gonçalves, e Fernando Veiga Gomes, da Abreu Advogados, ambos ligados ao direito do desporto.


Os restantes 18 elementos continuam nos cargos, mas restam-lhes dois anos de mandato. Neste grupo também há um português, Rui Botica Santos, o atual presidente do Tribunal Internacional.


Os tribunais da FIA exercem os poderes disciplinares nos casos que não são tratados pelos comissários desportivos de prova, em todas as competições e categorias associadas ao mundo da FIA, como, por exemplo, Fórmula 1 e de ralis.


Sérgio Araújo tem 45 anos e é de Caldas das Taipas, Guimarães. Ao JN, refere que “é uma grande honra” integrar um órgão “renomado, respeitado e fundamental na garantia de um desporto automóvel internacional justo”.
Foi eleito por sugestão do Autómovel & Touring Clube de Moçambique (ATCM) e agradece ao presidente daquele organismo, Rodrigo Rocha.


Sérgio Araújo tem um percurso ligado ao direito do desporto e lidera o departamento jurídico da Aliança Europeia de Associações de Treinadores de Futebol. É também secretário-geral da União dos Treinadores de Futebol dos Países Lusófonos e membro da Associação Nacional de Treinadores de Futebol.

Secção de Comentários

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e receba todas as novidades

Copyright 2018 © ANTF. All rights reserved - Codemaker.pt