Acesso Reservado

ANTF

Presidente pede maior estabilidade para treinadores em entrevista ao DN

Henrique Calisto, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, concedeu uma entrevista ao Diário de Notícias, onde abordou a questão dos despedimentos prematuros de treinadores nas ligas profissionais do futebol português. Na conversa com a jornalista Cecília Carmo, o líder da ANTF defendeu a existência de maior estabilidade por parte de quem define os projetos desportivos nos clubes, e destacou ainda outros temas como a internacionalização dos técnicos portugueses, a formação e necessidade de oportunidades para treinadoras. Isto sem esquecer o recente caso entre o selecionador Jorge Jesus e o capitão da Seleção Nacional, Cristiano Ronaldo. Leia aqui a entrevista na íntegra. 


Henrique Calisto defende Jorge Jesus no caso Ronaldo: "Ler o comunicado seria humilhante para o treinador"

O presidente da ANTF defende a autoridade de Jorge Jesus no caso Cristiano Ronaldo, pede mais estabilidade para travar despedimentos precoces e aponta a formação, a internacionalização dos técnicos portugueses e as oportunidades para treinadoras como prioridades.

Texto: CECÍLIA CARMO

O caso de Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus voltou a pôr em evidência o peso que um jogador de grande estatuto pode ter. Como deve um treinador gerir uma situação destas?
É evidente que Cristiano Ronaldo tem um estatuto diferente. Mas esse estatuto não pode pôr em causa o papel do treinador nem a hierarquia dentro da equipa. Escolher os convocados, decidir o onze e fazer as substituições são competências do treinador. Se o técnico deixa de poder tomar essas decisões por causa do estatuto de um jogador, corre o risco de perder o respeito da equipa. O treinador tem de respeitar os jogadores, mas os jogadores também têm de respeitar as funções do treinador. Jorge Jesus, neste caso, defendeu as competências que pertencem a quem orienta a equipa

O percurso de Cristiano Ronaldo deve pesar na decisão do treinador?
O treinador tem de conhecer o percurso, o estatuto e a personalidade de cada jogador. Não fala nem se relaciona da mesma maneira com todos, porque cada um tem as suas circunstâncias, o seu passado e a sua realidade. É necessário ter esse cuidado. Mas esse cuidado tem um limite. O treinador não pode abdicar dos princípios que definem a sua função. Pode conversar, explicar uma decisão e procurar um entendimento, mas continua a ser o responsável por escolher a equipa, os convocados e as substituições. Se deixa de poder tomar essas decisões, deixa também de exercer plenamente o seu papel.

O treinador deve tornar públicas as conversas que tem com um jogador?
Depende de cada caso. O treinador tem de saber falar como grupo no seu conjunto, mas também de manter uma relação diferente com cada jogador. Cada um é um mundo diferente, com estatutos, circunstâncias e percursos próprios. Ainda assim, о treinador não pode abdicar dos seus princípios. Se há respeito do treinador pelos jogadores, também tem de haver respeito pelas tarefas do treinador. Caso contrário, o técnico desvaloriza o seu próprio papel.

Jorge Jesus fez bem em não ler o comunicado de Cristiano Ronaldo?
Fez aquilo que devia. Ler aquele comunicado seria quebrar a hierarquia e até humilhante para o próprio treinador. O treinador tem de ser claro sobre a sua posição, mas não pode deixar de exercer a sua função para responder nos termos definidos por outra pessoa.

A Federação deve defender mais claramente o treinador?
A Federação tem de defender o treinador e a equipa. Cristiano Ronaldo merece terminar a sua ligação à seleção de uma forma condigna com o percurso que construiu. Isso é indiscutível. Mas também é necessário defender o
treinador e o grupo. Por vezes, perde-se um jogador, mas ganha-se uma equipa. Estas situações podem ser resolvidas, desde que se respeite o papel de cada um. Jorge Jesus tem mostrado abertura para encontrar uma saída que respeite Cristiano Ronaldo e a seleção, sem pôr em causa a autoridade do treinador.

A experiência é suficiente para preparar os técnicos para conflitos desta dimensão?
A experiência é fundamental, mas é importante preparar os treinadores antes de estas situações surgirem. A gestão de conflitos e a liderança devem fazer parte da formação, sobretudo nos cursos destinados a treinadores de elite. Os conflitos existem em todas as equipas e em diferentes momentos. A experiência ajuda a encontrar soluções, mas uma reflexão mais aprofundada sobre estas matérias pode dar aos treinadores mais instrumentos para agir. É uma preocupação da ANTF que estes temas sejam trabalhados nos cursos.

A sucessão de mudanças no comando técnico dos clubes profissionais tem sido uma constante no futebol português, que preocupa a ANTF...
Eu diria que foram sete saídas na Primeira Liga e três na Segunda. É um número elevado e mostra que continua a haver pouca estabilidade. Sem querer pôr em causa a autonomia dos clubes, estas mudanças mostram que os projetos não estão a ter a continuidade que treinadores e direções entenderam ser necessária quando começaram a trabalhar juntos. Nas últimas épocas, o número de mudanças também tem sido significativo. Nas duas principais divisões, foram 29 em 2023/24, 37 em 2024/25 e 23 em 2025/26. Pensávamos que estes números poderiam diminuir, mas isso não tem acontecido de forma consistente.

O que explica esta sucessão de despedimentos?
Quando os resultados não aparecem, todos são chamados à responsabilidade, mas quem acaba quase sempre por pagar é o treinador. A escolha é feita por quem contrata. Normalmente, o técnico é chamado para levar por diante um projeto que também é definido pela direção e que, muitas vezes, está muito ligado à visão do presidente. Se a direção acredita que aquele treinador é a pessoa certa para concretizar os objetivos do clube, tem de lhe dar condições para trabalhar. Não é possível contratá-lo para um projeto e, pouco depois, afastá-lo sem avaliar se teve oportunidade de o desenvolver.

O presidente não treina a equipa nem dá indicações durante os jogos. Porque é que o treinador acaba por ser o primeiro a sair?
Porque é a figura mais exposta. Está todos os dias no campo, trabalha diretamente com os jogadores e é o rosto do projeto desportivo. Mas, quando os resultados não aparecem, é preciso olhar para о contexto e perceber se o trabalho teve tempo para produzir efeitos. A decisão não pode ser tomada apenas em função do resultado mais recente.

É possível construir uma equipa em poucas semanas?
É muito difícil, sobretudo quando não há continuidade. Muitas equipas são novas, têm jogadores de várias nacionalidades e que ainda não se conhecem. Chegam treinadores novos a clubes novos, com circunstâncias diferentes, e espera-se que tudo funcione de imediato. O treinador precisa de tempo para transmitir as suas
ideias, criar rotinas e conhecer os jogadores. Não há ninguém que consiga pôr uma equipa a jogar bem em um ou dois meses, quando não existe trabalho de continuidade. Se um clube aposta na renovação e em jogadores jovens, uma rutura ao fim de poucas semanas pode interromper o próprio projeto que decidiu começar.

Isso significa que os clubes devem manter sempre o treinador, mesmo quando os resultados não aparecem?
Não. Há ruturas necessárias, quando existe um afastamento entre o treinador e a equipa ou quando já se tentou tudo. Mas não se pode concluir demasiado cedo que já se tentou tudo. É preciso permitir que o treinador mostre o que quer fazer e que a equipa revele se está a evoluir. A estabilidade, por si só, não garante melhores resultados. Mas é uma condição importante para que o trabalho possa ser avaliado. O que temos visto é que, por vezes, os clubes decidem mudar antes de conseguirem perceber se o processo estava a resultar.

A ANTF defende mais estabilidade por uma questão corporativa?
Não. Não é um sentimento corporativista nem uma tentativa de interferir na autonomia dos clubes. É uma defesa do futebol. Queremos um melhor espetáculo, com equipas mais fortes, mais organizadas e mais concentradas. Para isso, é necessário que treinador e direção trabalhem para os mesmos objetivos e que haja tempo para criar uma equipa capaz de os cumprir.

Os jogadores também podem contribuir para a saída de um treinador?
Pode haver conflitos entre treinador e jogador. Quando existe um desligamento entre os dois, isso pode ser o princípio de um problema. Mas não diria que essa é a causa mais frequente para o despedimento de um técnico. Acontece, sabemos que acontece, mas é uma exceção. O treinador tem de gerir a relação com os jogadores e garantir que a equipa continua a trabalhar. Há situações em que atitudes ou declarações podem desviar o técnico do seu trabalho, mas não é essa a regra. O que vemos com mais frequência é o treinador a ser afastado por decisão dos dirigentes, muitas vezes em função dos resultados.

A ANTF criou este ano um ConseIho Técnico Nacional. Que trabalho espera desta estrutura?
O Conselho deve estudar os problemas do futebol e produzir documentos que ajudem a aprofundar a reflexão. Queremos olhar para a formação dos treinadores, para os referenciais dos cursos e para áreas como a gestão de conflitos, a evolução tática do jogo e as tendências futuras. A inteligência artificial também tem de ser analisada. Já existem modelos que ajudam a preparar o treino e a tirar conclusões sobre o rendimento dos jogadores. É importante perceber como essas ferramentas podem ser usadas e que impacto podem ter no trabalho dos treinadores. O Conselho junta pessoas de áreas diferentes: treinadores da Primeira Liga, profissionais com experiência académica e representantes da formação, do futsal, do treino de guarda-redes e da preparação física. Essa diversidade permite analisar os problemas de várias perspetivas.

Portugal tem cerca de 500 treinadores a trabalharem 56 países.Como pode a ANTF ajudar a valorizar essa presença?
O treinador português é uma das marcas de afirmação do nosso país. Temos cerca de 500 treinadores no estrangeiro, distribuídos por 56 países. São profissionais que levam consigo uma forma de trabalhar e ajudam a projetar o futebol português. No início deste mandato, procurámos a AICEP para que essa marca fosse promovida de forma sistemática e para que houvesse uma maior divulgação dos treinadores portugueses junto de clubes e organizações estrangeiras. Até agora, não tivemos resposta. É preciso olhar para o futebol também como uma área de exportação, pelo valor que treinadores e jogadores levam para outros países.

Que outras iniciativas podem ajudar os técnicos portugueses a afirmar-se no estrangeiro?
Estamos a trabalhar em contactos com associações congéneres. Com a associação de treinadores de Inglaterra, por exemplo, procuramos criar condições para um protocolo que permita intercâmbios na formação e a realização de estágios. Os treinadores portugueses poderiam estagiar em Inglaterra e os ingleses poderiam vir a Portugal. Estes contactos permitem conhecer outras realidades e mostrar o trabalho que é feito pelos treinadores portugueses. São também uma forma de reforçar a nossa presença e de dar visibilidade às competências dos técnicos nacionais.

E no que diz respeito às treinadoras, que passos faltam dar?
Já foi dado um passo importante como alargamento da formação. A oferta de cursos aumentou e estamos também a preparar um curso destinado aos treinadores portugueses que trabalham no estrangeiro, para responder a uma lacuna que existia. Queremos continuar a alargar as oportunidades e a dar mais condições às nossas colegas treinadoras.

Há qualidade entre as mulheres treinadoras para chegarem aos níveis alcançados pelos homens?
Claro que há. E necessário dar-lhes oportunidade e tempo para adquirirem experiência. O sucesso dos treinadores portugueses também resulta de características que não se aprendem apenas nos cursos: solidariedade, disponibilidade e capacidade de adaptação. O homem português e a mulher portuguesa têm qualidades importantes para o futebol. São abertos, disponíveis, envolventes e inclusivos. Num jogo cada vez mais globalizado, com jogadores de diferentes países, etnias e religiões, essas características ajudam a integrar os grupos. As treinadoras portuguesas também têm essas qualidades e devem ter oportunidade para as demonstrar.