Jornal Record 27 setembro 2024
Ser Treinador é mais do que ser, apenas, possuidor de uma Cédula / Título Profissional (obrigatória) que o certifique. Ser Treinador é um ato de coragem e valentia, dada a complexidade (por vezes inenarrável) da realidade em que o mesmo se move, bem como da própria atividade por si desenvolvida, no campo e fora dele, o que tem incapacitado o legislador de adiantar uma definição rigorosa de “Treinador”.
O Treinador, além de ter de saber gerir homens, tem de ter domínio teórico-prático certificado, para intervir diretamente na realização de atividades desportivas, para se dedicar à preparação, orientação técnica e treino dos atletas, por forma a criar condições para otimizar o seu rendimento desportivo e para os inspirar e motivar a superaram-se!
Serve esta pequena reflexão assinalar o Dia Internacional do Treinador que se celebrou no dia de ontem, 25 de Setembro.
Por estes dias, veio a público uma notícia dando conta da condenação a 3 anos de prisão de um advogado por burlar treinadores de futebol, num processo que decorreu no Tribunal de Guimarães, e no qual foi fundamental a intervenção do departamento jurídico da ANTF, no caso, nas pessoas dos nossos advogados (não “juristas”, como erradamente dava conta a notícia), Dr. Sérgio Araújo e Anabela M. Gonçalves, que patrocinaram dois dos três treinadores burlados.
Vale isto, por um lado, para realçar a importância da atividade (invisível) desenvolvida pela ANTF, neste e em outros tantos casos, através do seu departamento jurídico, onde, naturalmente, se inclui a Dra. Teresa Neto, na defesa intransigente dos interesses dos nossos associados. Por outro lado, para alertar os associados para a possibilidade de recorrerem aos seus serviços do departamento jurídico da ANTF sempre que necessário.
Assistimos, no dia de ontem, à apresentação da fotobiografia oficial do “Rei” Eusébio – “Eusébio - Fotobiografia Oficial” –, da autoria de João Malheiro. Foi um momento em que, além da justíssima homenagem ao atleta, se celebrou a vida do Homem.
Parabéns a todos quantos contribuíram e tornaram possível este momento: o “Rei” ficaria feliz!